COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Solitário? Nem tanto

Olá amigos do Concurseiro Solitário. Hoje, eu vou ceder meu espaço para um ex-concurseiro e hoje Procurador Federal, o Igor Rodrigues (do Blog www.blogdoigor.com). Ele foi um concurseiro sério e dedicado. De quebra, ainda é solidário com os que continuam na luta. Vale a pena ler o artigo dele e fazer uma visita ao blog dele.

Semana que vem, eu volto com mais um capítulo da minha odisséia militar (risos).

Boa leitura! Raquel Solitária

———«»———«»———«»———

A idéia do nome deste blog sempre me intrigou. Afinal, são seis pessoas escrevendo. Solitário COMO?

Sacaneando a Raquel a respeito disso, ela explicou que o ponto é que concurseiro sempre acaba se afastando do convívio social e, necessariamente, passando por momentos de solidão enquanto constrói o conhecimento para obter a aprovação.

Refletindo, me ocorreu que isso não é totalmente verdade. Todo concurseiro tem sempre a companhia da entidade mais conhecida em nosso meio: Lorde Murphy (que, para um a cada mil acaba se travestindo de Lady Luck).

Fale com as pessoas. Todos têm uma história para contar. Seja a prova que foi anulada por conta da queda de uma árvore em São Paulo, seja a prova da segunda fase de juiz federal que se tornou muito mais difícil por conta de uma inesperada diarréia, seja o vestibular perdido porque caiu um avião na estrada que liga Novo Hamburgo a Porto Alegre (juro!).

Nada sai exatamente como planejado, e sempre acabamos surpreendidos por imprevistos que, de um jeito ou de outro, obstaculizam a corrida pela vaga.

Por isso, é essencial que antes de estudar, que se "pense" o estudo. Assim, se de um lado sabemos que isso é inevitável, de outro ter essa noção prévia nos permite aprender a conviver com Murphy.

Para essa convivência dar certo, a primeira atitude que um concursando precisa tomar é colocar no papel todo o seu planejamento, separando horários de trabalho, lazer e estudo. De posse dessa tabelinha, o próximo passo é pressupor que imprevistos ocorrerão toda semana, e colocar isso no programa, na forma de uma reserva de horas para compensar aquelas horas de estudo perdidas.

No meu caso, por exemplo, quando estava estudando para concurso, organizei minha rotina com horas de estudo de segunda a sexta. No sábado, tinha separado um banco de horas. Nesse horário, nunca programava nada.

Assim, sempre que minha rotina em qualquer dos dias era atrapalhada, compensava no sábado e, nas (raras) semanas em que tudo acontecia como esperado, utilizava esse tempo "reserva" para meu puro deleite, sem nenhum peso na consciência, pois sabia que já tinha cumprido as horas de estudo para as quais tinha me agendado.

De modo similar, outros imprevistos relacionados ao concurso (especialmente no prova) devem ser antevistos pelo concursando e, na medida do possível, evitados.

Nunca será possível, claro, eliminar o fator sorte/acaso inerente a todo concurso, mas as medidas acima sugeridas se prestam a reduzir sua influência na hora de determinar se você será ou não aprovado.

Resumo da ópera - Imprevistos acontecem a toda hora quando se está estudando para concurso. Por conta disso, é essencial antevê-los e se preparar para compensá-los, afastando, assim, o peso que o acaso terá na hora da aprovação.

Igor Rodrigues é ex-concurseiro e editor do Blog do Igor.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Vamos murmurar!!!! (risos)

———«»———«»———«»———

Gabarito do Simulado de Direito Constitucional
do último Final de Semana Vitaminado

1. D

2. E

3. A

4. D

5. D

6. B

7. A

8. B

9. D

10. C




2 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Solitário? Nem tanto"

  1. Unknown says:

    Muito bom esse artigo. É bom ler um depoimento de um vencedor!

    Camisa 9 says:

    É mesmo muito bom ter um artigo de um ex-concurseiro e agora feliz e bem sucedido funcionário público.
    Planejamento..eu preciso de um planejamento para me planejar, isso sim.

    Bons estudos galera

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards