GUIA PARA CONCURSEIROS INICIANTES - Parte 1

Somos muito gratos pelo fato de que uma parcela expressiva de quem decide estudar para concursos públicos acabe conhecendo o Blog do Concurseiro Solitários em suas andanças virtuais em busca de informações a respeito do que é estudar para concursos públicos, afinal de contas, esse foi o motivo da criação desse blog, de ser uma fonte relevante de informações de qualidade para acompanhar o concurseiro sério de sua jornada do início dos estudos até a posse.

Como o reaquecimento dos concursos públicos desde dezembro, com o lançamento de vários concursos importantes sendo vários inesperados, muitos novos concurseiros estão a caça de informações de qualidade que orientem realmente a como começar a estudar com seriedade e qualidade para concursos públicos. Pensando nisso preparamos esse guia em cinco parte que propomos ser um verdadeiro guia de orientação para concurseiros iniciantes. Vamos lá.

ALGUMAS COISAS MUITO IMPORTANTES A SER CONSIDERADAS

Estudar para concursos públicos vai muito além do simples pagar da inscrição, estudar com uma apostila e rezar para passar. Exatamente por achar que é somente isso que muita gente se frustra brutalmente no intento de ingressar no serviço público. Particularmente acredito que a melhor maneira de começar na guerra dos concursos públicos e sabendo exatamente o que se irá encontrar e o quanto se terá de sacrificar e esforçar. Muitos dizem que abrir o jogo de forma tão clara pode ser um balde de água fria no entusiasmo do concurseiro, mas não concordo, acho que cruel é, sim, deixar a pessoa começar a estudar sem saber no que está se metendo, deixá-la acreditar inocentemente que poderá passar e ser empossada sem muito esforço.

Pois bem, comecemos esse nosso guia para concurseiros iniciantes tratando de algumas coisas muito importantes que você deve considerar seriamente antes de decidir se realmente irá mesmo estudar para concursos públicos ou não.

PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS É DIFÍCIL

Não se engane, passar em bons concursos públicos é, sim, muito difícil. E falo de dificuldade em todos os aspectos, dificuldade para aprender a estudar para concursos públicos, dificuldade das matérias, das provas, de enfrentar a pressão, de manter a moral em alta. Se alguém lhe vendeu a ilusão de que se tornar servidor público é facil ... ou pelo menos não é difícil, bem, você comprou uma mentira. Agora, algo muito importante, é difícil, mas não é impossível, não, mesmo.

O QUE ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS EXIGE

Agora que você já sabe que estudar para concursos públicos não é fácil, é hora de saber o que é exigido para que o estudo frutifique em posses, que é a meta final do concurseiro. Vejamos.

SERIEDADE - Segundo nosso amigo dicionário, seriedade é a qualidade do que é "sincero, verdadeiro, uma proposta séria", ou seja, estudar para concursos públicos é algo que deve ser feito para se obter resultados concretos, não para enganar aos outros ou a si mesmo;

COMPROMETIMENTO - Estudar para concursos públicos exige por parte do concurseiro a assumir a responsabilidade de estudar da forma correta e de se esforçar até passar e ser empossado;

P2D - O estudo para concursos públicos não deve ser feito de qualquer maneira, é preciso uma organização específica, afinal de contas, são muitas matérias, muito material de estudo disponível e pouco tempo para lidar com tudo isso. Para poder lidar com todos esses fatores de forma otimizada você precisará estudar com Planejamento, o que demanda Disciplina para ser cumprido, sendo que é a Determinação de enfrentar tudo e todos para vencer na guerra dos concursos públicos o combustível dela.

"NÃO SE ESTUDA PARA PASSAR, MAS ATÉ PASSAR"

Essa frase é do renomado "guro dos concurseiros" William Douglas e resume muito bem como deve ser encarada a decisão de estudar para concursos públicos. Muita gente vê a notícia sobre um novo concurso público, geralmente com alguns milhares de vagas ou polpudas remunerações, e começa a estudar para o mesmo, com 99,99% de certeza não passará pelo motivo que você verá a seguir, então abandona o projeto resmungando as velhas desculpas de "Não passei por um ponto" e "Só passa quem conhece gente importante no governo" ... isso é estudar para passar. Só que como uma guerra é feita de muitas batalhas, o projeto de passar em concursos públicos é feito de muitas derrotas antes das vitórias ... isso é estudar até passar.

PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS É UM PROJETO DE NO MÍNIMO MÉDIO PRAZO

Se alguém disser que passar em concursos públicos demanda apenas alguns poucos meses de estudo, você está conversando com alguém que não entende NADA do assunto. Veja bem, quem não quer a estabilidade e tranquilidade oferecida por um cargo público? Quem não quer a remuneração generosa oferecida por um bom cargo público? Não é a toa que milhares de pessoas se inscrevem para os concursos públicos para esses cargos. Agora, junte tudo isso a um monte de matérias que você nunca estudou, grande parte volumosa e difícil ... você acha que é possível dar conta disso tudo em apenas alguns poucos meses? Não se engane, estudar para concursos públicos de forma séria é projeto para dois ou três anos no mínimo!

NO FINAL VALE A PENA ... E MUITO

Agora que você já levou um balde de água muito gelada que provavelmente o está fazendo pensar "Será que vale mesmo a pena?" ... bem, já passei por tudo isso, hoje sou servidor público federal e posso garantir que SIM, VALE A PENA!

RESUMO DA ÓPERA - Se você não está disposto a encarar com muita seriedade tudo o que foi retratado nesse artigo, então sugiro que você nem comece a estudar para concursos públicos, uma vez que fazendo assim você desperdiçará seu tempo, seu dinheiro, seus esforços condenado a não conquistar nada de palpável em troca. Agora, se você está pronto para "pegar o touro pelo chifre", então nos encontramos na próxima parte desse artigo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
———«»———«»———«»———

0 Response to "GUIA PARA CONCURSEIROS INICIANTES - Parte 1"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards